Friday, November 14, 2014

Ainda os cadernos / Still on sketchbooks


Muito tempo sem publicar aqui nada não significa inactividade, antes o oposto; Os dias vão sendo passados entre cadernos, cada qual com o seu formato e tipo de papel. Com tantos à disposição, não consegui ter ainda nenhum acabado, já que vou mudando deste para aquele conforme me apetece. De permeio, alguns projectos novos e aliciantes, e porque vícios velhos custam a morrer, uma ocasional pincelada num trabalho mais “tradicional” que assim aos poucos também vai tomando forma; Tudo somado, é mais do que suficiente para que por estes lados o aborrecimento ande a bater à porta errada...
No que aos cadernos diz respeito, algumas constantes flutuam neste mar de diversidade: Os materiais utilizados têm sido sempre os mesmos: Lápis, aguarela e pincel de água, ainda que mais do que um tipo ou marca em cada um deles; A temática, ao invés de se alargar tem vindo a estreitar-se, cada vez mais focada nas paisagens de montanha, tendencialmente mais desprovidas do elemento humano, sendo definitivamente o assunto que mais me apraz representar no papel. Esta “estreiteza” é, contudo, apenas aparente, uma vez que uma vida não seria suficiente para tudo o que de visualmente fascinante estes lugares, com as suas texturas, horizontes e complexidades, têm para oferecer.
Por último, e ainda que com um longo caminho para percorrer, o descomprometimento de toda esta prática tem-me permitido também cumprir o velho objectivo de me libertar da tendência para o detalhe excessivo, rumo a um traço e pincelada o mais soltos e espontâneos quanto possível: Os olhos e paciência agradecem, o relógio também, e a diversão é assegurada.
Lots of time without a post doesn't mean lack of activity, it's actually the opposite; Days are spent around sketchbooks, each one with its own shape and paper type. With so many available, I haven't managed to have a single one finished, as I move from one to other according to my mood. In between, some new and exciting projects and, because old habits die hard, an occasional brushstroke in a more “traditional” work which is shaping up little by little. All things considered, it's more than enough to say that boredom has been knocking on the wrong door around here... 
Regarding notebooks, a few constants are floating in this sea of diversity: The materials have always been the same: Pencil, watercolor and waterbrush, more than one type or manufacturer for each of them; The subject, instead of being enlarged, has been narrowed, increasingly focused on mountain landscapes, tendentiously devoid of the human element, this being definitely what I most like to put on paper. This “narrowness” is, however, only apparent, considering that a lifetime wouldn't be enough for all the visually fascination these places, with their horizons, textures and complexities, have to offer. 
To finish, and still with a long way to go, this uncompromised practice has allowed me to meet the old goal of liberating myself from a tencency for excessive details towards a trace as loose and spontaneous as possible. My eyes and patience will be thankful, as well as the clock, and fun is guaranteed.

5 comments:

Ana Freire said...

Essa temática das paisagens de montanha, é um tremendo universo, Paulo!
Estou vendo que por aí, tudo se está compondo aos poucos.
Também estou adorando o seu traço mais solto e mais fluído... deixa um toque mais etéreo e menos vincado, que perdura mais na lembrança.
Também eu, nos meus trabalhos, aos poucos, estou a seguir essa opção.
Um abraço. Tudo de bom.
Apareça lá no meu canto, sempre que queira... e se alguma das nossas fotos o inspirar para mudar um pouco de tema, se o desejar, está a vontade para as usar.
Bom fim de semana
Ana

Manuel Teixeira said...

O importante é que se divirta fazendo o que gosta, pintar, quando assim é o resultado será quase sempre bom.

Boas pinturas,
Manuel

Paulo J. Mendes said...

Obrigado, Ana e Manuel; Tem sido um tempo bem passado. Em breve publicarei mais :))

AK said...

You have a lot of patience Paulo. Such systematic approach is the reason why probably your work turns out so beautiful. I need to learn from you.

Paulo J. Mendes said...

Thank you, Asit. Even if I'm not as patient as a few years ago, new approaches are developing nicely and most of all, having a good time with them :))